O objetivo é capacitar os participantes na ação de prevenção de combate a incêndios
Seja em casa ou no ambiente de trabalho, é fundamental sabermos quais as melhores decisões de resposta aos princípios de incêndio. Se combatido com rapidez e agilidade, é possível salvar vidas, bens materiais e evitar sua propagação.
É importante que todos saibam como utilizar equipamentos de combate a incêndio e também conheçam técnicas de ação para conter o fogo de maneira imediata e assertiva.
Pensando nisso, um treinamento de combate a incêndio foi oferecido aos colaboradores do Líder Panorâmico, em Laguna, no dia 11 de agosto, para instruções sobre como controlar um incêndio.
Os colaboradores tiveram a oportunidade de entender sobre como identificar princípios de incêndio e quais suas classes, materiais usados para combater o foco de incêndio (como extintores e hidrantes) e seus tipos, além de serem orientados quanto à reservas técnicas de água e casas de bombas.
Para combater um princípio de incêndio, segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Ramon Silvano, é preciso destacar que somente pessoas capacitadas e treinadas podem tentar combater um princípio de incêndio. É necessário possuir formação de brigadista ou recebido orientação do setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS).
Confira abaixo dicas de como prevenir princípios de incêndio
1. Posicione as lixeiras sempre distante das tomadas. Em caso de curto-circuito os papéis ajudam a propagar o fogo;
2. Ao deixar seu local de trabalho certifique se todos os aparelhos elétricos foram desligados. Se possível, retirar das tomadas;
3. Ao armazenar produtos inflamáveis, materiais químicos e materiais de limpeza, não deixar próximos a painéis elétricos e tomadas;
4. Não deixar nenhum tipo de material como papel, papelão, plástico próximo ao carregamento de bateria das transpaleteiras elétricas;
5. Evitar sobrecarga de tomadas e equipamentos;
6. Manter seu local de trabalho sempre limpo e organizado
7. Sendo a principal causa de incêndio em supermercados, certifique-se diariamente se logo após o uso a fritadeira foi desligada ou termostato está desligando corretamente.
Nunca obstrua qualquer tipo de sistemas preventivos de incêndio como: extintores, saídas de emergência, hidrantes e painéis elétricos.
O que fazer em caso de princípio de incêndio
1. Desligue máquinas ou equipamentos;
2. Acione o alarme, alerte os demais funcionários do setor e procure obter ajuda;
3. Não deixe ferramentas ou materiais pelo caminho, o que pode atrapalhar o trânsito dos colegas;
4. Não volte para apanhar qualquer objeto;
5. Não use elevadores. Desça pelas escadas. O fogo e o calor caminham sempre para cima. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores;
6. Feche todas as portas que ficarem atrás de você;
7. Localize uma saída de emergência. Procure a saída mais próxima;
8. Após evacuar o imóvel, contate os serviços de emergência assim que sair com segurança. Mesmo após extinguir o incêndio, é importante que o corpo de bombeiros seja acionado. Além disso, os bombeiros também poderão inspecionar se o fogo foi apagado de maneira adequada.
9. Dirija-se até ponto de encontro localizado no estacionamento externo da loja. Identificado com uma placa.
O papel da CIPA na prevenção de incêndios
O trabalho dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) consiste na realização de relatórios para a direção da empresa, informando sobre a segurança dos ambientes e sobre possíveis problemas e riscos que precisam de medidas e intervenções de segurança.
E um desses riscos inclui análises de riscos de incêndio dentro da empresa e as medidas cabíveis para que as mesmas sejam sanadas de forma definitiva.
Além disso, os membros também são responsáveis por entrarem em contato com órgãos e a vigilância para avaliação do ambiente e orientação quanto às melhores soluções de acordo com cada ambiente e empresa.
No caso de incêndio, o papel da CIPA também é de direcionar os funcionários na ajuda e no resgate de vidas, direcionando pessoas para saídas de emergência e evacuação do local até a chegada de ajuda especializada e técnica.
Fonte: www.mifire.com.br/2019/10/31/qual-o-papel-da-cipa-na-prevencao-e-combate-a-incendios-em-uma-empresa/