Comunicação assertiva é a capacidade de passar uma mensagem de forma clara, segura e sem margem para erros de interpretação ou dúvidas, baseada no respeito por ambas as partes, mensageiro e receptor.
O comunicador se mantém sereno durante todo o diálogo, mesmo quando surgem situações de conflito e, de forma empática, consegue se colocar no lugar do outro. Esse diálogo racional leva à colaboração na busca do resultado esperado e demonstra inteligência emocional e social – sempre importantes no mundo do trabalho.
Como a assertividade na comunicação ajuda você?
Ao expressar ideias e sentimentos positivos e negativos de forma aberta, honesta e direta, você ganha autoconfiança, consegue enxergar os dois lados de uma situação e encontrar as melhores soluções.
A comunicação assertiva é baseada no tratamento justo e respeitoso de todos os envolvidos. Veja alguns benefícios:
Sentir-se melhor consigo mesmo e com os outros
Desenvolver respeito mútuo
Ter mais facilidade de atingir seus objetivos
Você é capaz de expressar uma ampla gama de sentimentos, pensamentos e opiniões de forma que suas visões e necessidades sejam claramente compreendidas pelos demais.
Pessoas assertivas e com inteligência emocional podem ser excelentes líderes, capazes de mediar situações e ter sucesso em suas ações, além de se tornarem aquele tipo de colega ou chefe com quem todos querem trabalhar.
Importância da comunicação assertiva no trabalho
Coletivamente, a comunicação assertiva influencia os relacionamentos de trabalho, com respeito tanto entre colegas, como com clientes, fornecedores e público em geral.
Essa é uma ferramenta imprescindível para o gerenciamento de conflitos e para uma comunicação sem ruídos, de forma que demandas e processos estejam alinhados e sejam bem executados.
Sendo a empatia uma das características da comunicação assertiva, todos os envolvidos se sentem livres e seguros para apresentar suas visões e sentimentos sobre uma determinada situação.
E isso gera motivação, cooperação e pertencimento. Resumindo, em uma empresa com comunicação assertiva:
Os profissionais se expressam de forma compreensível e com respeito
Os diálogos são saudáveis e o ambiente torna-se mais agradável
As equipes ficam mais alinhadas e engajadas, interagindo de forma otimizada
Há melhor capacidade de expressão, negociação e resolução de conflitos
Elementos da comunicação assertiva
Já vimos os benefícios de uma comunicação assertiva, então, chegou a hora de conhecer seus elementos fundamentais. São eles:
Objetividade
Precisão
Coesão
Empatia
Respeito
Coerência
Escuta ativa
Motivação.
Como ser assertivo na comunicação
Chegou a hora de colocar os conhecimentos em prática, então, veja algumas dicas para se comunicar de forma assertiva no trabalho.
Gestos e postura corporal
A comunicação não ocorre somente verbalmente. Grande parte dela é não-verbal, seja na postura, em algum gesto ou no olhar. Por isso, esteja atento às suas expressões corporais, de forma que sejam harmônicas com o que você está dizendo e reforcem seu posicionamento.
Fale na hora certa
Saiba a hora certa de falar e lembre que você não precisa falar a todo instante para se posicionar. Muitas vezes, o silêncio pode ser mais assertivo do que se expressar de forma errada.
Escute de verdade
Saber ouvir é um elemento fundamental da comunicação. Escute de verdade o que está sendo dito. Coloque-se no lugar do seu interlocutor, procure entender seu posicionamento e o que ele quer comunicar. Assim você facilita a troca de informações, promove um diálogo saudável, reduz as chances de um confronto e incentiva que a sua fala também seja respeitada.
Fonte
www.poderdaescuta.com/comunicacao-assertiva/
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