Em busca de uma boa definição do que é comportamento do consumidor, recorremos ao chamado guru do marketing: Philip Kotler.
Em seu livro “Administração de Marketing”, o professor americano e escritor define o conceito como a área que “estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos”.
Para o autor, o estudo do comportamento do cliente é a chave para otimizar ou criar produtos e serviços, além de contribuir para a criação de políticas de preço e distribuição e para a elaboração de ações efetivas de marketing e vendas.
Existem diversas influências sociais no comportamento do consumidor. Por isso, antes de afirmar o conhecimento do consumidor, é importante levá-las em consideração.
Por que é importante conhecer o comportamento do consumidor
Mapear e compreender o comportamento do consumidor é fundamental para direcionamento do negócio. Isso quer dizer que, ao conhecer as necessidades, desejos e dificuldades do consumidor, uma empresa consegue dimensionar seus esforços e adequá-los às demandas do seu cliente.
O conhecimento do consumidor, aliado às decisões tomadas a partir dele, origina um fluxo de vendas centrado no cliente e capaz de gerar experiências de compra muito mais completas e satisfatórias.
Tipos de comportamento de compra
Outro fator de grande influência no comportamento do consumidor é o tipo de compra realizada. Situações diferentes — como compras emergenciais, por exemplo — estimulam atitudes e comportamentos diferentes.
A seguir, falaremos um pouco sobre os quatro principais tipos de comportamento de compra e suas características.
Comportamento de compra habitual
Uma compra habitual está fortemente relacionada à sensação de rotina.
Um exemplo desse tipo de comportamento do consumidor acontece ao fazer compras habituais de produtos com valores semelhantes e pouca diferenciação na qualidade. (como de alimentos básicos como sal e arroz ou produtos de limpeza), o consumidor está menos sujeito ao complexo processo de pesquisa que antecede outros tipos de compra.
Em casos como esse, os consumidores não despendem muito tempo na tomada de decisão, optando pelo fornecedor que os atinge primeiro ou por aquela que oferece um bom atendimento ao cliente.
Comportamento de compra complexa
Uma compra complexa é o oposto da habitual: estamos falando daquele produto de alto valor, adquirido em um momento ímpar, com grande envolvimento emocional e diferenças significativas entre as opções disponíveis no mercado.
Em casos assim, o comportamento de compra complexa do comprador ganha um teor analítico: ele pesquisa, compara, considera diferentes opções do mercado até, enfim, tomar sua decisão.
Em um cenário de comportamento de compra complexa, sai na frente a empresa que consegue captar e manter a atenção do consumidor por meio de um processo de qualidade no atendimento ao cliente.
Comportamento de compra com busca por variedade
Quando falamos nesse tipo de comportamento de compra, estamos nos referindo a produtos de baixo preço e pouco envolvimento, assim como na compra habitual. A diferença aqui é que os produtos podem se distinguir significativamente em qualidade, o que estimula uma constante busca pela melhor opção por parte do consumidor.
Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida
O último item dentre os tipos de comportamento consumidor representa uma situação que você certamente já viveu: a de fazer uma compra importante, de um produto com valor razoável, mas não conseguir enxergar diferenças tão significativas entre as opções disponíveis no mercado.
Diante de uma situação como essa, o consumidor tende a definir tomando como base critérios mais racionais, como preço ou popularidade da marca. E é aí que podem surgir as dissonâncias cognitivas: após adquirir e experimentar, o usuário constrói sua própria opinião a respeito do produto e seu veredito difere do senso comum.
Para escapar da dissonância cognitiva, as marcas devem investir na gestão do relacionamento com o cliente. Com uma rotina de absorção de feedbacks e otimização de produtos e processos, a empresa tende a encontrar o equilíbrio positivo entre a opinião pública e o serviço prestado.
4 tendências de comportamento do consumidor para os próximos anos
Sabendo o que é comportamento do consumidor no mercado atual e como a complexidade das compras influencia na tomada de decisões, já é possível criar estratégias de venda muito mais assertivas e competitivas.
A seguir, você conhece 4 tendências que prometem se consolidar ao longo dos próximos anos, e que podem influenciar diretamente no comportamento do consumidor.
1. Novo funil de vendas
Com a abertura de caminhos originada pelo acesso cada vez mais democrático à internet, padrões pré-estabelecidos, como o do chamado funil de vendas, vão ganhando novas perspectivas.
De acordo com o Think with Google, que acompanhou por seis meses, os caminhos traçados por diferentes perfis de consumidor, o novo padrão determina que…não há padrão!
É isso mesmo. Dentre os milhares de dados analisados, o Google percebeu que não há um padrão entre as novas jornadas do consumidor, e que elas deixaram de se parecer com um funil, se assemelhando a pirâmides, diamantes ou até ampulhetas. Um potencial cliente vai e volta inúmeras vezes em suas buscas, muda termos, pede opiniões, inicia relacionamentos com marcas e volta atrás…tudo isso em busca da escolha mais acertada.
Para as empresas, essa tendência de comportamento do consumidor significa a necessidade de reinvenção: investir em alcance, em frequência e, principalmente, em relacionamento, são boas estratégias para consolidar uma marca como relevante.
2. Conexão com o ambiente externo
O crescimento populacional e os sinais dados pelo meio ambiente mostram que nosso planeta está enfrentando uma crise de saturação. Cada vez mais conscientes disso, os consumidores têm buscado novas relações com o consumo, encontrando caminhos mais éticos e empresas mais conscientes.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que 55% dos consumidores já dão preferência a empresas conhecidas pelo cuidado com o meio ambiente ao fazer suas compras.
Além disso, segundo o relatório The Sustainability Imperative: new insights on consumer expectations, 66% dos consumidores declaram que se dispõem a pagar mais pelo produto de uma empresa que se posiciona como sustentável.
Cabe às empresas fazer uma reflexão sobre seus processos e propósitos, compreendendo que trabalhar com base em pilares sustentáveis vai se tornando indispensável.
3. Incorporação da Inteligência Artificial
Os chatbots de inteligência artificial já estão mostrando como podem auxiliar na construção de uma experiência do cliente mais agradável e assertiva.
Para os próximos anos, a tendência é que a inteligência artificial faça cada vez mais parte da rotina do consumidor. Cientes de que os robôs podem representar praticidade, conveniência, conforto e bem-estar, os consumidores passam a confiar no recurso e caminhar para que, em um futuro não tão distante, já não façam distinção entre o suporte digital e o físico.
Muitas empresas já estão em consonância com a tendência. Entre 2018 e 2019, de acordo com a Gartner, o índice de implantação de recursos de inteligência artificial subiu de 4% a 14%.
4. Humanização em tempos digitais
Em um mundo cada vez mais tecnológico, há, também, um outro lado da moeda. Preocupadas em entender o que os consumidores pensam sobre elas, as empresas estão descobrindo que, para ter sucesso entre os consumidores, é preciso criar vínculos reais e emocionais.
De acordo com a Opinion Box, 95% da decisão de compra ocorre de forma emocional, e não racional. Não à toa, empresas que desenvolvem um vínculo afetivo positivo com o potencial consumidor alcançam melhores resultados.
Compreender o comportamento do consumidor e mapear as tendências que podem influenciar em sua tomada de decisão deve fazer parte da rotina de toda empresa. A estratégia pode ajudar na criação de rotinas de atendimento ao cliente ainda mais adequadas às expectativas do consumidor.
Fonte: www.zendesk.com.br/blog/comportamento-do-consumidor/