A organização no trabalho é fundamental. Ela garante que o fluxo de trabalho aconteça de maneira eficiente, garantindo o sucesso pessoal e da equipe. Para isso, diversas ferramentas como o checklist são essenciais, pois permitem a cobertura de todos os eventos, impedindo que tarefas-chave sejam esquecidas.
1. Defina o nível de prioridade de cada tarefa
Como você desenvolve a sua agenda? Você cria um cartão com todas as entregas que precisam acontecer e segue trabalhando sem olhar para trás? Se sua resposta foi sim, então talvez seja a hora de rever seus conceitos sobre essas ferramentas que são tão eficazes no dia a dia. Afinal, apesar da rotina ser muito importante, imprevistos acontecem.
É importante criar maneiras de incluir as eventualidades na programação e a melhor forma de fazer isso é definindo a prioridade de cada tarefa analisando inclusive a interdependência entre elas. Assim, você terá clareza para tomar suas decisões e coordenar a equipe para que as urgências sejam atendidas primeiro.
2. Faça pausas para manter a organização no trabalho
Se o trabalho está fluindo às vezes parece que o melhor é estender as 8 horas direto, sem interrupções, mas nosso corpo não funciona exatamente assim. As pausas ao longo do expediente contribuem para o desenvolvimento de uma visão abrangente. Sim, nessa perspectiva a organização tem um sentido contrário em relação ao foco: é preciso enxergar o todo.
Além do ambiente físico que pode (e precisa) se manter organizado, para garantir que o fluxo de trabalho aconteça de forma inteligente, você tem que ser capaz de organizar agendas e ainda saber como se precaver de possíveis imprevistos. Tenha em mente que a pausa estimula a capacidade analítica e pode contribuir com excelentes soluções na organização.
3. Tenha um foco
Crie metas, saiba exatamente o que você precisa fazer e entregar. Com foco você não se perde nas suas atividades, sabe onde concentrar os seus esforços e não gasta tempo fazendo coisas desnecessárias que não vão te trazer nenhum retorno!
4. Procure cumprir os prazos
Você deve ter percebido que a organização é uma excelente aliada para minimizar o impacto dos imprevistos, ou seja, o planejamento não exclui as adversidades. Entretanto, atrasos podem criar uma bola de neve difícil de ser vencida. Por isso, é muito importante ter atenção aos prazos e tentar segui-los.
Quais são as vantagens de se organizar?
Colocar essas dicas em prática pode trazer diversos benefícios para você e para a sua rotina de trabalho. Listamos algumas dessas vantagens para te incentivar!
Menos estresse
Organizando e otimizando o seu tempo você fica menos estressado, pois tudo estará planejado e as atividades não ficam para a última hora. Assim você trabalha bem, mais feliz e tem uma melhor qualidade de vida.
Menos retrabalho
Outro benefício da organização do tempo é que você consegue realizar as atividades com mais calma e assim evitar erros. Consequentemente, você não perde tempo tendo que refazer as tarefa do seu dia.
Mais produtividade
Se organizando e gerindo bem o seu tempo, você consegue ser mais produtivo. Isso porque sem se atrapalhar em meio a tantas atividades, você consegue estabelecer prioridades e desenvolver as tarefas no tempo correto.
Mais qualidade
Com menos estresse, retrabalho e mais produtividade você vai conseguir produzir os seus trabalhos com mais qualidade. O tempo bem organizado faz com que você tenha prazos maiores, consiga focar melhor e executar bem cada tarefa!
Melhores resultados
Juntando todos os outros benefícios que citamos acima, você vai conseguir ter um desempenho cada vez melhor e alcançar os resultados que espera. Assim, você fica mais motivado!
Fonte
https://blog.solides.com.br/como-organizar-o-tempo/
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